O II Fórum sobre Feminismo e Direitos Humanos recebe a exposição fotográfica “VARIAÇÕES DO FEMININO – POÉTICAS DO UNIVERSO TRANS”

Por Day Trindade
Travestis e transexuais sofrem violência cotidianamente. Seja físico ou moralmente, o abuso ainda é realidade no nosso estado. O II Fórum sobre Feminismo e Direitos Humanos traz para Campina Grande, a partir do dia 07 de agosto, a Exposição Variações do feminino – poéticas do universo trans, que tenta trazer visibilidade e respeito à esse cenário. A Exposição é produto de ações de extensão e pesquisas antropológicas, com participação de alunxs e docentes, em parceria com o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba.

As fotografias são resultado dos olhares de Paulo Rossi (curador da Exposição), Silvana Nascimento e Verônica Guerra, as quais “revelam uma humanidade que celebra o belo, a delicadeza do olhar, os gestos finos, os detalhes subliminares de trajetórias de vida e desejos que precisam ser valorizados, encantados, reconhecidos.”

A Paraíba é o segundo estado do Brasil com os maiores índices de assassinatos LGBT. Somente em 2013, já são 11 mortes registradas. Exposições como Variações do Feminino são parte de uma luta travada diariamente na tentativa de mostrar que o mundo trans está em todo lugar: em repartições públicas, hospitais, escolas, famílias. São pessoas comuns, trabalhadorxs, estudantes, onde o maior prêmio é a conquista do respeito por parte da sociedade. 

A programação do II FFDH contará ainda com outras exposições fotográficas, como a Paraíba Mulher Macho e A Burka no Brasil, além da exposição das fotos do concurso de fotografias e uma exposição de poemas que o público poderá conferir durante os três dias do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sujeito a aprovação.

Outros destaques

Layout por Ronnie Oliveira, com tecnologia do Blogger.