Violência contra mulher: a impunidade ainda existe?

Por Martha Ysis, Marcella Alencar e Michelle Sabrina

Apesar dos avanços no que diz respeito às leis que punem o agressor da mulher, os casos de violência ainda continuam crescentes no Brasil. Em muitos casos, apesar de ser aplicada a lei Maria da Penha, o agressor permanece em liberdade até o julgamento. Caso como este pode ser encontrado em Campina Grande, Paraíba, em que a estudante Gabryellle Alves de 21 anos foi morta e ainda houve um suicídio simulado para que não houvesse pistas de quem a matou.

Gabryelle era casada há 4 anos com Thiago Pereira Fernandes, funcionário da Universidade Estadual da Paraíba e lutador de jiu-jitsu. Pela sua atuação no esporte, ficou conhecido pelo apelido de "Monstro". O casal tinha um relacionamento conturbado.

No dia 11 de janeiro de 2012, Gaby foi encontrada morta pelo pai, que estava com seu filho de um ano de idade no colo, e também por Thiago. A cena era de um suicídio, a moça estava no banheiro de casa pendurada em uma corda pelo pescoço. O marido disse ao pai que ela teria saído de casa após uma discussão e chamou o sogro para procurá-la.

Gabryelle Alves
O laudo necroscópico mostrou que tudo indicava que Gaby não havia tirado a própria vida. Manchas ungueais (marcas de unhas) na parte de trás do pescoço, compatíveis com casos de esganadura descartaram a hipótese de enforcamento, resíduos de pele embaixo das unhas e múltiplas fraturas pelo corpo mostraram que Gaby havia lutado para não morrer.
Thiago foi preso no velório de Gabryelle, entretanto foi concedida a liberdade provisória a ele, enquanto espera pelo julgamento em júri popular que deve acontecer em agosto.

O caso indigna a família de Gabryelle, que teve toda sua estrutura familiar afetada desde a morte da estudante. A respeito do caso e dos sentimentos que ainda estão fortemente presentes na família, o Fórum convidou para escrever um guest post a irmã de Gabryelle, Michelle Sabrina, que gostaria de compartilhar seus anseios e indignações sobre a morte de sua irmã.

"Desde do dia 11/01/2012 minha vida mudou-se totalmente. Meu pai encontrou minha irmã morta, pendurada na corda do banheiro de sua residência. Perdi minha irmã! A partir daquele momento não sentia mas meus pés no chão, imaginaria como iria dizer a minha mãe. E quando a vi no caixão veio o desespero de ter que acreditar que ela partiu... e partiu da maneira mais cruel e brutal que um ser humano poderia partir. E no velório passava um filme na minha cabeça, inacreditável o que aconteceu... E de repente o companheiro da minha irmã foi preso pelo motivo de ser o principal suspeito da autoria do crime. Não se tratava de suicídio, e ser de uma pessoa que foi torturada e assassinada. 

Michelle ainda luta por justiça
E a partir do momento nossa Luta começou em busca de JUSTIÇA. Lutamos, fomos para as ruas; cobrar das autoridades. E se passaram 1 ano e 6 meses e o principal suspeito, seu companheiro, conseguiu a Liberdade Provisória. 

Gabryelle era uma pessoa que todos amavam, viveu intensamente a vida. Foi filha, irmã, amiga, confidente, mãe, guerreira... Lutou até o fim! Quando alguém que amamos morre, uma parte de nós morre junto. Não há palavras profundas o suficiente para descrever esse momento de tristeza. Ficamos fisicamente feridos quando alguém que amamos morre. Não sabemos como seguir em frente. É preciso tempo e muitas lágrimas para aceitar a morte de Gaby. Minhas lágrimas são a água benta que vem das profundezas do meu amor por ela. Encontro grande conforto nos ombros das pessoas que já passaram por isso que estamos passando agora. São nossos amigos, familiares e até mesmo pessoas que nós não conhecíamos. Todos estamos conectados em nossas dores e tristezas. É uma grande ferida dentro de nós, é tão real quanto o vazio que nos cerca, nós nos perguntamos como poderemos caminhar em um mundo que não traz mais as pegadas da pessoa amada, nós nos perguntaremos como o mundo pode seguir em frente quando o nosso mundo parou, nós nos expressamos em silêncio, na linguagem das lágrimas, enquanto nosso coração tenta compreender o que não se pode entender, só o poder do amor nos trará conforto, nós encontraremos amor nos corações daqueles que nos cercam e se importam com nós, as pessoas que já sentiram esta dor que estamos sentindo agora estarão ao nosso lado, o sol continuará nascendo e a lua e as estrelas ainda iluminarão os céus, nós daremos início a um ritual sagrado e diário de lembrar, nossa dor se tornará nossa companheira... a parte de nós que é misericordiosa, forte e profunda, em nosso sofrimento passamos pelos maiores desafios de nossa vida para ser capaz de aceitar o que a vida nos dá e o que a vida nos toma e ser capaz de aceitar os mistérios que são parte de nossa vida, a paz virá cobrir nossos dias, a paz pode vir com a luz da manhã que brilha pela janela ou com o canto de um pássaro , com o tempo o véu da tristeza será removido, a paz atingirá nosso coração e nós saberemos que esse amor que compartilhamos é um presente eterno, é aquilo que é mais precioso e sagrado, esse amor vive para sempre."

2 comentários:

Carlos Mão Branca disse...

Michele, fique certa, estamos todos aqui o Brasil inteiro, junto de vc e seus familiares numa corrente de fé e certeza que a justiça será feita.

Unknown disse...

Hoje é o julgamento dele no fórum de Campina Grande e a justiça será feita!

Postar um comentário

Sujeito a aprovação.

Outros destaques

Layout por Ronnie Oliveira, com tecnologia do Blogger.