Por Martha Ysis

A justificativa para os jatos de spray de pimenta e uso de balas de borracha a uma distância menor do que a recomendada, cacetadas distribuídas para todo lado, pessoas detidas por porte de vinagre e tantas outras arbitrariedades, foram os atos de vandalismo.
Ok, sabemos que manifestação de rua não é pegar um grupo de crianças para brincar de marcha soldado, aparece todo tipo de gente com todo tipo de intenção, mas é mais fácil pegar a pessoa ou o grupo que está depredando o patrimônio público do que atirar a esmo.

Cansamos de cada vez pagar mais impostos, só nesse ano já foram mais de 719 bilhões, e em troca termos serviços essenciais de péssima qualidade. No hospital falta de gaze a médico. Na escola, falta professor, merenda, giz (sim, em muitas o velho giz ainda é utilizado), parede, teto... Mas a frequência para que o Bolsa Família seja dado é exigida. A Polícia é mal aparelhada, e reinvindicações como a que a PM e bombeiros não sejam mais militares e assim gozem de direitos constitucionais como a greve são ignoradas. As obras são superfaturadas e coincidentemente quem ganha as licitações para realizá-las são as mesmas que doaram na campanha.

E o que falar dos jogos de interesses? Temos um projeto de lei (PL 105/2013) que restringe a atuação do Ministério Público. Um outro, (PL 728/2011), onde atos de movimentos (inclusive o MPL) reivindicatórios praticados durante a Copa podem ser classificados como ações terroristas, com pena de reclusão prevista para de 15 a 30 anos. Não poderíamos esquecer do famigerado Estatuto do Nascituro, apelidado de Bolsa Estupro, que em seu projeto original acaba com qualquer possibilidade de interrupção da gravidez; desconsiderou-se aí que Brasil é um Estado Laico, e preferiu-se ignorar que FÉ é para quem crê, DIREITO é para todos.
Por falar em jogos, tem a questão da Copa, da Copa das Confederações, das Olímpiadas...
Em que um montante enorme de nosso dinheiro foi investido, enquanto tem gente morrendo de sede e fome por conta da Seca aqui do Nordeste. E aí? Posso levar alguém que está passando mal para ser atendido em um estádio? As crianças poderão assistir aulas dentro dele? Alguém vai morar nos elefantes brancos após esse monte de eventos passar?
Toda essa indignação tomou forma, e se não aproveitarmos para levar para as ruas toda essa indignação, talvez leve muito tempo para que tenhamos essa oportunidade de nos expressar. Ativismo virtual é importante, mas só ele não é suficiente. Por isso, vamos para as ruas, ponha em seu cartaz uma crítica ao que precisa ser melhorado e juntem-se, afinal, quando nos unimos formamos esse gigante sem rosto, forte e com grandes chances de mudar nosso país.
As manifestações estão marcadas em várias cidades para o dia 20, aqui em Campina será nesse mesmo dia, com concentração a partir das 17hs. Na Praça da Bandeira. O itinerário será esse abaixo:
A página do evento é esta aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sujeito a aprovação.